terça-feira, 29 de junho de 2010

Acolher a palavra do Domingo

A liturgia deste domingo (Ler Comentários) sugere que Deus conta connosco para intervir no mundo, para transformar e salvar o mundo; e convida-nos a responder a esse chamamento com disponibilidade e com radicalidade, no dom total de nós mesmos às exigências do “Reino”.
A primeira leitura apresenta-nos um Deus que, para actuar no mundo e na história, pede a ajuda dos homens; Eliseu (discípulo de Elias) é o homem que escuta o chamamento de Deus, corta radicalmente com o passado e parte generosamente ao encontro dos projectos que Deus tem para ele.
O Evangelho apresenta o “caminho do discípulo” como um caminho de exigência, de radicalidade, de entrega total e irrevogável ao “Reino”. Sugere, também, que esse “caminho” deve ser percorrido no amor e na entrega, mas sem fanatismos nem fundamentalismos, no respeito absoluto pelas opções dos outros.
A segunda leitura diz ao “discípulo” que o caminho do amor, da entrega, do dom da vida, é um caminho de libertação. Responder ao chamamento de Cristo, identificar-se com Ele e aceitar dar-se por amor, é nascer para a vida nova da liberdade.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Catequese

Matrículas para o 1º ano, durante o mês de Julho


Os pais que pretendam inscrever os seus filhos, nascidos em 2004,
no 1º ano da Catequese ou reintegrá-los,
depois de alguma uma experiência de abandono desta,
deverão fazê-lo durante o mês de Junho, na Capela ou Residência Paroquial.
Deverão apresentar cédula da vida cristã e se baptizados fora da Paróquia,
prova do dia e número do registo de baptismo (céduçla ou certidão de Baptismo).


Ler carta do Pároco aos pais


Fichas de inscrição disponíveís neste site, na Secção "Catequese" imprimir, preencher e entrgar.


domingo, 20 de junho de 2010

Acolher a Palavra do Domingo

A liturgia deste domingo (ler) coloca no centro da nossa reflexão a figura de Jesus: quem é Ele e qual o impacto que a sua proposta de vida tem em nós? A Palavra de Deus que nos é proposta impele-nos a descobrir em Jesus o “messias” de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida; e convida cada “cristão” à identificação com Cristo – isto é, a “tomar a cruz”, a fazer da própria vida um dom generoso aos outros.
O Evangelho confronta-nos com a pergunta de Jesus: “e vós, quem dizeis que Eu sou?” Paralelamente, apresenta o caminho messiânico de Jesus, não como um caminho de glória e de triunfos humanos, mas como um caminho de amor e de cruz. “Conhecer Jesus” é aderir a Ele e segui-l’O nesse caminho de entrega, de doação, de amor total.
A primeira leitura apresenta-nos um misterioso profeta “trespassado”, cuja entrega trouxe conversão e purificação para os seus concidadãos. Revela, pois, que o caminho da entrega não é um caminho de fracasso, mas um caminho que gera vida nova para nós e para os outros. João, o autor do Quarto Evangelho, identificará essa misteriosa figura profética com o próprio Cristo.
A segunda leitura reforça a mensagem geral da liturgia deste domingo, insistindo que o cristão deve “revestir-se” de Jesus, renunciar ao egoísmo e ao orgulho e percorrer o caminho do amor e do dom da vida. Esse caminho faz dos crentes uma única família de irmãos, iguais em dignidade e herdeiros da vida em plenitude.

domingo, 13 de junho de 2010

A Palavra do Domingo




A liturgia deste domingo (Ler Comentários) apresenta-nos um Deus de bondade e de misericórdia, que detesta o pecado, mas ama o pecador; por isso, Ele multiplica “a fundo perdido” a oferta da salvação. Da descoberta de um Deus assim, brota o amor e a vontade de vivermos uma vida nova, integrados na sua família.
A primeira leitura apresenta-nos, através da história do pecador David, um Deus que não pactua com o pecado; mas que também não abandona esse pecador que reconhece a sua falta e aceita o dom da misericórdia.
Na segunda leitura, Paulo garante-nos que a salvação é um dom gratuito que Deus oferece, não uma conquista humana. Para ter acesso a esse dom, não é fundamental cumprir ritos e viver na observância escrupulosa das leis; mas é preciso aderir a Jesus e identificar-se com o Cristo do amor e da entrega: é isso que conduz à vida plena.
O Evangelho coloca diante dos nossos olhos a figura de uma “mulher da cidade que era pecadora” e que vem chorar aos pés de Jesus. Lucas dá a entender que o amor da mulher resulta de haver experimentado a misericórdia de Deus. O dom gratuito do perdão gera amor e vida nova. Deus sabe isso; é por isso que age assim.

sábado, 12 de junho de 2010

Novo Bispo Diocesano


Bento XVI nomeou D. Anacleto Gonçalves Oliveira, de 63 anos, como novo Bispo para a Diocese de Viana do Castelo. O até agora Bispo Auxiliar de Lisboa vai substituir D. José Pedreira, que apresentara ao Papa a sua renúncia por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico.
A tomada de posse ficou marcada para o dia 15 de Agosto, porque é a “festa da padroeira da diocese”.
D. Anacleto Oliveira foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005 e foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima, numa celebração presidida por D. Serafim Ferreira e Silva.
O novo Bispo da diocese minhota tem como lema episcopal «Escravo de Todos». Depois de conhecer a Diocese, o Bispo eleito quer “começar a amá-la porque é com ela que vou viver”.

D. ANACLETO CORDEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA
- Nasceu na freguesia das Cortes, Concelho de Leiria, no dia 17 de Julho de 1946
Formação e Funções Académicas
- Frequentou o Seminário Diocesano de Leiria (1957-1969)
- Licenciatura em Teologia na Universidade Gregoriana, Roma (1971)
- Licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974)
- Professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra (1974-1977)
- Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1977)
- Doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha (1987)
- Professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, no Seminário Diocesano de Leiria, na Escola de Formação Teológica de Leigos de Leiria e na Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa desde 1988
- Presidente da Comissão Directiva do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, desde 2001

Funções e Cargos Eclesiais
- Ordenação sacerdotal – 15 de Agosto de 1970.
- Capelão de Emigrantes Portugueses na Diocese de Münster, Alemanha.
- Secretário da Comissão Científica dos Congressos Internacionais de Fátima (1997-2001 e 2003).
- Membro do Conselho de Administração e de Gestão e Finanças do Santuário de Fátima.
- Assistente Diocesano do Movimento de Educadores Católicos, Leiria.
- Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Leiria-Fátima.
- Nomeado Bispo Titular de Aquae Flaviae e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa – 4 de Fevereiro de 2005.
- Vogal da Comissão Episcopal de Educação Cristã e da Comissão Episcopal de Liturgia, eleito em 23 de Junho de 2005.


Publicações
Tese de Doutoramento "Die Diakonie der Gerechtigkeit und der Versöhnung in der Apologie des 2. Korintherbriefes. Analyse und Auslegung von 2. Kor 2,14-4,6; 5,11-6,10, 1990, Münster, Alemanha
Colaborador na Revista “Theologische Revue”, da Faculdade de Teologia da Universidade de Münster
Catecismos Nacionais – 3º e 4º Ano da Catequese Infantil
Tradutor da NOVA BÍBLIA DOS CAPUCHINHOS (1998)