sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ano Sacerdotal



Ano Sacerdotal

Em 16 de Março de 2009, o Santo Padre Bento XVI convocou o «Ano Sacerdotal», por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, expressão eloquente de vida sacerdotal, a quem proclamará padroeiro de todos os sacerdotes.
A sua abertura foi marcada para o dia 19 de Junho, hoje, em Roma, na recitação de Vésperas da solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e dia de santificação sacerdotal. Contará com a presença da relíquia do Santo Cura d’Ars.
O encerramento será celebrado, justamente um ano depois, com um Encontro Mundial Sacerdotal, na Praça de S. Pedro em Roma, a 19 de Junho de 2010.
Na nossa Diocese, a abertura aconteceu hoje no Templo de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, integrada na celebração da mesma solenidade litúrgica. Contará com a presença das relíquias de santa Margarida Maria Alacoque.

Segundo expressou o próprio Papa, o objectivo deste Ano Sacerdotal é «ajudar a perceber cada vez melhor a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea». Não se trata de corrigir os sacerdotes, mas de reforçar a reconhecida dignidade com que, em geral, vivem a sua vocação e missão, e ajudar a viver com alegria e com entusiasmo o seu ministério sacerdotal.
O tema escolhido tem por lema «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». Será também momento oportuno para uma reflexão sobre a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes, ligando-a à formação antecedente dos seminaristas».
O Ano Sacerdotal não será reservado somente aos sacerdotes, mas «diz respeito a toda a Igreja».

Sem comentários: