sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O Tempo Comum

O Tempo Comum, ou tempo durante o ano (per anum), consta de 33 ou 34 semanas que estão distribuídas por dois ciclos, um pré-pascal e outro pós-pascal. Um decorre da segunda-feira após o Baptismo do Senhor (que é considerado o I Domingo do Tempo Comum) até à terça-feira antes do início da Quaresma (Quarta-feira de Cinzas) e outro entre a segunda-feira após o Pentecostes até às primeiras Vésperas do I Domingo do Advento.

O primeiro período desenvolve-se ao longo de 5 a 9 semanas, consoante a data da Páscoa, e o segundo nos restantes Domingos.
Enquanto nos tempos fortes, ou seja, no Natal e na Páscoa, se celebra um mistério particular do Senhor, no Tempo Comum celebra-se o mistério de Cristo na sua globalidade. Neste tempo anuncia-se o mistério de Jesus Cristo e da Salvação à luz do Mistério Pascal. Assim, o Tempo Comum não deve ser considerado um tempo fraco em relação aos outros, sobre os quais nos números precedentes do Horizonte já falamos.

O Tempo Comum, que é o tempo mais antigo, é um tempo no qual a Igreja peregrina de um modo particular, já que peregrina ao encontro do Seu Senhor e peregrinará até que Ele venha definitivamente! Por isso, os últimos Domingos, que têm um sentido escatológico, findam com a Festa de Cristo Rei, com a coroação do verdadeiro Rei do Universo que, com o Seu triunfo, entrega tudo e todos ao Pai, para que o Seu Pai «seja tudo em todos».

Sem comentários: