sábado, 6 de março de 2010

Lausperene uma festa com 300 Anos

Lausperene - Louvor Perene

A nossa paróquia celebra o Lausperene, a vivência do louvor a Jesus sacramentado vêm recordar-nos, mais uma vez, a centralidade da Eucaristia na nossa vida pessoal e comunitária. Para os movimentos,crianças, jovens e adultos, a eucaristia torna-se o centro, o cume, a fonte, o lugar do sacrifício redentor e da nossa oferta com Ele.
Tomar a sério a Eucaristia é, por outro lado, perceber que ela é a renovação da Ceia que o Senhor celebrou, e deve tornar-se, sem cessar, escola de caridade, fonte de amor e de serviço.

Celebrar os 300 anos do Lausperene, em pleno Ano Sacerdotal, é um dom de Deus, uma graça especial que merece a atenção de todos: pastores e fiéis. Somos convidados a dar graças pela imensa riqueza que, ao longo de três séculos, a Igreja Arquidiocesana (na altura Dioceses de Braga e viana) recebeu com a sucessiva e contínua celebração do Lausperene.

Breve síntese histórica
Os dados históricos afirmam-nos que o Lausperene começou na Arquidiocese no tempo do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, e que esse Lausperene foi concedido pelo Papa Clemente XI em 12 de Outubro de 1709. O seu início foi na Quaresma do ano seguinte, faz precisamente 300 anos, mas só para a cidade de Braga.
No final do 3º Congresso do Apostolado da Oração, celebrado na cidade de Braga, de 15 a 19 Maio de 1957, foi aprovado um voto que estendeu a toda a Arquidiocese o Lausperene. O Congresso foi perpetuado no monumento dedicado ao Coração de Jesus, no Monte do Sameiro. Mas, o Arcebispo Primaz dessa altura, D. António Bento Martins Júnior, assumindo o que foi dito e aplaudido nas sessões do Congresso, quis um monumento vivo, que o voto fez nascer, e exprimiu-se deste modo: “O monumento que perpetuará a memória do Congresso do Apostolado é a instituição do Sagrado Lausperene nas igrejas de todo o Arcebispado”. E mais adiante afirmou: “Doravante, toda a Diocese será, pois, na roda do ano e perpetuamente um imponente coro perene de louvores, dia e noite, entoados em honra da Santíssima Eucaristia, cada peito um órgão sonoro, a Diocese toda uma Catedral em fervorosa oração de louvor, de agradecimento e de súplica a Nosso Senhor Jesus Cristo Sacramentado”. Assim nasceu na Arquidiocese, como uma Catedral em fervorosa oração, o Lausperene extensivo a todas as paróquias, igrejas e capelanias.

Sem comentários: