quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Diocese Acolhe o Novo Bispo


Boletim Paroquial 129
No proximo Domingo a nossa diocese estará em festa com a entrada solene do novo Pastor D. Anacleto Oliveira. A eucaristia da Sé Catedral pelas 17h00, rodeado do clero da diocese e seus fieis, marca a entrada do quarto bispo desta diocese.

A nossa comunidade saúda o novo pastor e deseja que possa conduzir a nossa Diocese com sabedoria e graça.

D. Anacleto de Oliveira nasceu a 17 de Julho de 1946. Estudou no Seminário de Leiria e foi ordenado padre a 15 de Agosto de 1970.
Após a ordenação, frequentou em Roma a Universidade Pontifícia Gregoriana e o Instituto Pontifício Bíblico, tendo obtido as licenciaturas em Teologia Dogmática e em Ciências Bíblicas. Terminou os estudos bíblicos na Alemanha, tendo obtido o doutoramento em Ciências Bíblicas pela Universidade de Munster, cidade na qual trabalhou com a comunidade portuguesa.
D. Anacleto Oliveira foi ordenado no dia 24 de Abril de 2005, em Fátima, numa celebração presidida por D. Serafim Ferreira e Silva e foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005.

Na Diocese de Viana, criada em Novembro de 1077, irá encontrar um território com 2108 quilómetros quadrados, contando 291 paróquias e uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

Sem comentários: