sexta-feira, 24 de abril de 2009


S. Nuno de Santa Maria
Boletim Paroquial 64 (Ler )

Este sábado, dia 25 de Abril, véspera da canonização, em Roma, pela Igreja Católica, de S. Nuno de Santa Maria, a Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo presta tributo a Dom Nuno Álvares Pereira, com uma caminhada até ao Monte do Castelo.
A esta iniciativa dos Carmelitas Descalços associam-se a Paróquia de Castelo do Neiva, o Agrupamento de Escutas da paróquia e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas.
A saída da cidade, junto à igreja do Carmo, está prevista para as 10h de e culmina, em, Castelo do Neiva, no local onde está erigida uma estátua do Santo Condestável e por onde passaram as suas relíquias, 28 Março de 1961.
Após a chegada a Castelo do Neiva, que está prevista para as 12h30, monte do Castelo, seguir-se-á o almoço de confraternização entre os participantes. Pelas 1 5 horas será celebrada uma Eucaristia de Acção de Graças junto ao Monumento do Beato Nuno.
Em caso de mau tempo, a deslocação a Castelo do Neiva far-se-á de automóvel; o almoço realizar-se-á no Salão ‘Paroquial e a missa na Capela da Senhora das Neves.
Nuno Alvares Pereira está ligado à história de Castelo do Neiva, sobretudo, porque há 624 anos, em plena crise da nacionalidade, a 12 de Abril de 1385, tomou o castelo aqui existente, cujo Alcaide havia tomado partido por Castela.
Em 1385, D. João I nomeou Nuno Alvares Pereira, Condestável (Conde do Estábulo) do Reino de Portugal. A distinção indicava o mais alto cargo militar da sua época e advém da sua condição militar, onde pontificou em vários momentos da sua vida, sobressaindo nas batalhas de Aljubarrota e de Valverde.
Foi homem justo e guerreiro virtuoso, que precisamente, quando estava coberto de riqueza e de honrarias, optou por uma vida religiosa humilde no Convento do Carmo, em Lisboa, que ele mandou fundar e onde professou a 1 5 de Agosto de 1423, aí permanecendo até à sua morte, que ocorreu a 1 de Novembro de 1431.
Desde cedo o povo o reconheceu como Santo. A Igreja, pela proclamação de Bento XVI, eleva Beato Nuno de Santa Maria a esse patamar de santidade.
Por ocasião da sua canonização, a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma Nota Pastoral, intitulada “Exemplo heróico em tempo de crise” onde lança um apelo à Igreja em Portugal e a todos os homens e mulheres de boa vontade, enfatizando o modelo e vida de S. Nuno face a alguns aspectos de particular actualidade. (Cf. Notícias de Viana)
Que S. Nuno de Santa Maria continue a ser exemplo de virtude interceda por todas as famílias.

Sem comentários: